TERESA é uma telenovela mexicana produzida por José Alberto Castro para a Televisa e exibida pelo Canal de las Estrellas entre 2 de agosto de 2010 e 27 de fevereiro de 2011. É um remake da telenovela mexicana homônima "Teresa", escrita por Mimí Bechelani e exibida em 1959.
A trama foi protagonizada por Angelique Boyer, Sebastián Rulli e Aarón Diaz com atuações especiais de Cynthia Klitbo, Ana Brenda Contreras, Daniel Arenas, Margarita Magaña, Silivia Mariscal e Juan Carlos Colombo.
ENREDO
A história narra a saga de Chávez (Angelique Boyer) uma jovem bela e inteligente que procura desesperadamente sair da pobreza extrema do bairro onde vive. Apesar de ser bela e de ter o apoio e amor que recebe de seus pais, ela vive ressentida pela vida miserável que a deixou sem sua irmã Rosinha (Jéssica Segura), então planeja usar sua beleza como método para entrar no mundo luxuoso ao que tanto quer pertencer.
Aída (Margarita Magaña) colega de aula e pior inimiga de Teresa, tem inveja dela ser linda e conseguir conquistar todos os homens. Aída também é bela mas é egoísta e superficial. Paulo (Alejandro Nones) e Aída humilham Teresa, exibindo em público sua pobreza e suas mentiras, por isso ela decide se vingar, jura que jamais voltará a ser pisoteada e terá o que deseja, sem se importar de que maneira nem a que custo.
Teresa torna-se amiga de seu professor Arturo de la Barrera (Sebastián Rulli), um prestigioso advogado, que propõe pagar a seus estudos por ser a melhor aluna de sua turma e sabendo que ela não tem dinheiro para pagar uma universidade. A partir daí, ela se dedica a conquistá-lo. No entanto, ao ver que sua amiga Aurora (Ana Brenda Contreras) se apaixonou por Mariano (Aarón Diaz), o verdadeiro amor de Teresa, morta de ciúmes, volta com ele. Simultaneamente, Teresa afasta Arturo de Paloma (Issabela Camil), sua ex-noiva que o abandonou a anos atrás e que agora voltou arrependida disposta a reconquistá-lo.
REPERCUSSÃO
No México, "Teresa" foi uma das novelas de maior audiência em seu horário (18h), uma das mais vendidas, e a novela mais comentada do ano junto com "Soy tu Dueña" (A Dona, no Brasil). Seu último capítulo, exibido em um domingo a noite, marcou impressionantes 33 pontos de audiência com picos de 36, a maior audiência registrada por uma novela desde 2008, ainda não superada. Foi exportada para mais de 80 países e junto com "Soy Tu Dueña", são as mais vendidas da década de 2010 (até o momento não superadas). Angelique Boyer, a protagonista vilã ganhou o prêmio TV y Novelas em 2011 na categoria melhor atriz protagonista, prêmio jamais dado a uma atriz de sua idade, 22 anos. E Teresa impulsionou Angelique ao estrelato, sendo hoje em dia a atriz jovem mais importante da Televisa, com papéis principais em "Abismo de Pasión" (2012) e "Lo Que La Vida Me Robó" (2013/2014) novelas do horário mais nobre do canal (21h), sendo a atriz mais jovem a ganhar um papel protagônico no horário . Suas novelas estão entre as mais comentadas e de maior sucesso no México e no mundo.
NO BRASIL
"Teresa" é uma das novelas mais queridas do público que acompanha novelas latinas no Brasil, mesmo sem uma exibição no país em canal aberto. Esteve presente no pacote de novelas da empresa de streaming Netflix, dublada em São Paulo. Para ser exibida na TV aberta é necessário uma nova dublagem. "Teresa" está sendo redublada pelo estúdio Rio Sound no Rio de Janeiro e deve substituir "Coração Indomável" no SBT em outubro.
EXPECTATIVA
Com uma nova dublagem sendo realizada nos estúdios cariocas, é sabido que a trama agradou aos diretores do SBT e deve estrear em breve na emissora, provavelmente substituindo Coração Indomável.
CURIOSIDADES
- A trama conta com 150 capítulos de 42/45 minutos e 1 capítulo especial final de 90 minutos (exibido em um domingo as 20h, pelo Canal de las Estrellas pertencente ao Grupo Televisa;
- O casal protagonista Angelique Boyer e Sebastián Rulli se encontraram em uma outra novela, "Lo Que La Vida Me Robó", posteriormente, também como par romântico;
- Boyer e Rulli assumiram um namoro sério após o fim da novelas "Lo Que La Vida Me Robó", em 2014;
- Possui uma versão original de 1959 com Maricruz Oliver como protagonista. Uma versão brasileira da TV Tupi, protagonizada por Geórgia Gomide, em 1965. Uma outra versão em 1967, intitulada "El Cuarto Mandamiento" protagonizada por Pituka de Foronda. E uma versão em 1989, que lançou Salma Hayek ao mundo do estrelato.
RAINHA DAS EXIBIÇÕES
Recentemente a novela foi reexibida pelo Canal de las Estrellas com bastante sucesso, além das exibições no canal a cabo da Rede Televisa, TLN. Também ganhou uma reprise na Univision nos EUA e deve ganhar mais uma em breve. Alguns outros países da América Latina e Leste Europeu também apostaram na trama e estão ou já reprisaram ela devido seu grande êxito.
PS²: A novela é dada como certa como a substituta de Coração Indomável, no SBT, a partir de outubro de 2015. O diretor de programação do canal Murilo Fraga deu dicas a respeito no twitter que confirmaram as suspeitas. A primeira semana da novela será exibida dividindo horário com os últimos capítulos de Coração Indomável, em seguida será fixada no horário das 16h30, no SBT.
PS³: Estarei atualizando informações sobre a estreia de Teresa no Brasil assim que forem saindo os teasers e chamadas da novela no SBT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário